Learn It. Do It. Profit.
Cart 0

Situações que mais irritam o cachorro; veja algumas delas

Comportamento

Por mais fofos e queridos que sejam os cães, eles também podem passar por situações de estresse. E o pior, estes episódios podem ser provocados pelo próprio tutor, mesmo que sem intenção. Existe uma lista enorme de circunstâncias que podem deixar cães chateados e que muitas vezes nem percebemos. O Clube para Cachorros cita algumas situações que mais irritam o cachorro.

As 10 coisas que irritam o cachorro foram listadas a partir de uma publicação feita pelo site Mother Nature Network (MNN), em que certas situações indicadas podem deixar qualquer cão “se perguntando” se vale a pena ainda ser o melhor amigo do homem. Confira:

10 coisas que irritam o cachorro

1. Abraços

Enquanto os primatas gostam de abraçar, os canídeos, em sua maioria, não gostam desse contato. Isto ocorre porque, entre os cães, o ato de abraçar é visto como um ato de dominância. É claro que existem exceções, em que os cachorros são muito mais apegados aos donos e adoram o contato. Contudo, é indicado não exagerar nesta atitude com o animal para não deixá-lo irritado.

Abraçar, provocar, passear com pressa e até mesmo interromper o sono, são algumas das situações que irritam o cachorro

Algumas situações deixam os pets irritados, mas nem sempre percebemos (Foto: depositphotos)

2. Provocações

As crianças são as campeãs em provocações, uma vez que elas puxam a orelha do cachorro, o rabo, tentam subir em cima etc. Todas estas atitudes irritam o cachorro, deixando-o estressado, com medo e até mesmo agressivo. Portanto, para manter o cãozinho bem, a criança protegida e a paz dentro do lar, ensine os pequenos como se relacionarem com os pets.

3. Contato visual permanente

Olho no olho, para um cão, significa desafio. Por esta razão, tente evitar ao máximo o contato visual com o cachorro de forma frequente. Além de cuidado com esta situação, é preciso ter muito mais atenção com animais que já estejam nervosos, evitando olhar fixamente para eles. Porém, isto não quer dizer que você não pode olhar nos olhos do seu cachorro, só que você precisa ter cuidado para não desafiá-lo.

4. Regras inconsistentes

Regras inconsistentes são feitas de forma inconscientemente pelo tutor. Por exemplo, as vezes o animal pode pular em cima quando estiver animado, mas as vezes não pode para não sujar a roupa do dono. Estas exceções não são compreendidas pelo cachorro e podem deixá-lo confuso sobre como agradar o dono. Sendo assim, ao criar regras pense em todas as possíveis situações que podem ocorrer. Ou o pet pode pular sempre ou não pode pular nunca, por exemplo.

5. Obrigar o cão a fazer certas coisas

Assim como os seres humanos, os cães também não gostam de certas pessoas ou de outros cães. Forçar um encontro desses é deixar seu cachorro extremamente estressado ou irritado. Para evitar estes desconfortos no seu animal de estimação, não promova encontros com estes outros seres.

6. Passear com pressa

O passeio é um dos momentos mais esperados pelo cachorro, pois só assim ele poderá explorar o faro, gastar energias e até mesmo fazer novos amigos. Mas, quando o passeio é feito com pressa por parte do tutor, ele acaba ficando uma situação chata para o cachorro. A dica é separar 30 minutos ou uma hora por dia para desfrutar da companhia do cãozinho em uma divertida caminhada.

7. Ambientes lotados

Outra coisa que costuma provocar irritação no cachorro é levá-lo para lugares que estejam muito tumultuados, não só de pessoas mas de outros cães. Por exemplo, um parque especial para cachorros pode ser legal quando se tem poucos animais soltos. Já quando há muitos cães soltos, um animal pode ficar estressado, com medo e até mesmo sofrer com eventuais brigas. 

8. Estresse

Cães conseguem perceber os sentimentos dos donos. Eles sabem quando o tutor está alegre, triste, irritado e até mesmo quando o estresse fala mas alto. Este último sentimento pode causar irritabilidade no cão, uma vez que quando o humano está estressado ele pode soltar gritos e ser grosso com o animal que não entende o porquê daquela situação.

9. Coleiras apertadas

Ninguém gosta de roupas ou sapatos que apertam e incomodam durante o dia. Da mesma forma os cães se irritam facilmente com coleiras que apertem o pescoço, peito ou barriga. Este incomodo pode resultar em um desconforto grande entre tutor e cachorro. Por esta razão, busque oferecer conforto ao animal, inclusive e principalmente na hora do passeio.

10. Sono interrompido

Quem gosta de ter o sono interrompido? Provavelmente ninguém, nem mesmo os cães. Por isso que esta é uma das coisas que irritam o cachorro. É ainda mais intensa quando ocorre durante o sono de cães mais idosos ou dos que estejam perdendo a audição, isto porque eles acabam acordando sem saber ao certo o que está acontecendo, tomando um susto.

Psicóloga acredita que cães sonham com seus tutores

Como agradar meu cachorro?

Ser carinhoso com o cachorro é uma maneira de ter uma relação saudável com ele, sem deixá-lo irritado. Porém, é importante medir os gestos carinhosos, para não sufocar o cãozinho, respeitando suas áreas de conforto. Além disso, quem deseja agradar o cachorro de estimação, precisa saber ensinar as crianças, desde cedo, a respeitar os animais como seres que sentem dor e amor. Para que os pequenos aprendam a ser gentis com os seres vivos.

Agradar o cachorro é também ensiná-lo o que é certo e errado na sua casa. Cães adoram regras, mas elas precisam estar estabelecidas e firmes durante toda a vida do animal. Vale ressaltar ainda que passear e criar ambientes tranquilos para o cachorro são maneiras de diverti-lo e cuidar da saúde mental e física do pet.

Quem deseja criar situações que não irritam o cachorro também pode optar por tratá-lo como realmente um cão. Muitas pessoas esquecem disso e passam a criar esses animais como crianças, colocando roupinhas e acessórios. Busque deixar o cãozinho o mais confortável possível. Tanto ele merece esse tratamento como também vai retribuí-lo com muito amor.

O post Situações que mais irritam o cachorro; veja algumas delas apareceu primeiro em Clube para Cachorros.



Older Post Newer Post